Cidade da Praia, 27 Set (Inforpress) – A Cidade Velha é palco, este sábado, da recriação histórica de 1522, altura em que o descobridor espanhol Juan Sebastián de Elcano, aportou a Ribeira Grande no regresso da primeira viagem de circum-navegação ao globo.
Iniciativa da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, a encenação está a cargo da Companhia de Teatro Fladu Flá, que tem a missão de evocar esta efeméride no Largo Rua Calhau.
A autarquia ribeira-grandense pretende com esta actividade contribuir para a valorização do património histórico-cultural e da promoção da Cidade Velha, enquanto Património Mundial da Humanidade da UNESCO.
Para a direcção do Fladu Fla, o protocolo rubricado com a autarquia local, visa à concepção e implementação da vertente artística e dramatúrgica da recriação histórica da passagem de Juan Sebastián de Elcano pela Ribeira Grande de Santiago, numa parceria que, ainda reforça o compromisso da companhia de teatro com a promoção da cultura e da história cabo-verdiana.
Este grupo cénico promete apresentar um trabalho dotado de elevado rigor artístico e histórico, nesta sua terceira grande produção, um novo desafio que o grupo disse ter “abraçado com orgulho e dedicação”, por ser mais um desafio no compromisso de produzir encenações.
A primeira viagem marítima ao redor do mundo é referenciada como um momento “histórico” que consolidou a confirmação da esfericidade da terra e a percepção da ligação entre os oceanos, marcando um importante capítulo na era moderna.
O navegador e explorador espanhol Juan Sebastián Elcano foi o primeiro homem a completar uma volta ao mundo, quando era capitão da última frota exploratória organizada e iniciada por Fernão de Magalhães, tendo aportado a Cidade Velha, segundo reza a história, a 10 de Julho de 1522.